sábado, 1 de junho de 2013

A importância da LGP como 1ª língua da criança surda


           As crianças surdas não aprendem a sua língua materna da mesma forma que as crianças ouvintes, pois a sua possibilidade de receção da mensagem via auditiva está comprometida, o que não significa que não tenham capacidades de aquisição de linguagem.
          Significa isto, apenas, que a oralidade não é a forma mais adequada de aquisição de uma língua para uma criança com problemas auditivos. Assim, a aquisição de uma língua natural por uma criança surda deve ser feita através, não de uma língua oral, mas sim de uma língua gestual.


       A aquisição da língua gestual como língua materna, possibilitará à criança surda um desenvolvimento pleno das suas capacidades, pois é através dessa língua que conseguirá ter um acesso pleno à informação, o que posteriormente lhe permitirá a aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. Só tendo uma primeira língua bem estruturada é que é possível adquirir uma segunda língua e tornar-se um bilingue fluente, recorrendo à língua portuguesa para a escrita e à língua gestual para comunicar visualmente.

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