A importância da LGP como 1ª
língua da criança surda
As crianças surdas não aprendem a sua língua materna da mesma
forma que as crianças ouvintes, pois a sua possibilidade de receção da mensagem
via auditiva está comprometida, o que não significa que não tenham capacidades
de aquisição de linguagem.
Significa isto, apenas, que a oralidade não é a forma mais
adequada de aquisição de uma língua para uma criança com problemas auditivos.
Assim, a aquisição de uma língua natural por uma criança surda deve ser feita
através, não de uma língua oral, mas sim de uma língua gestual.
A aquisição da língua gestual como língua
materna, possibilitará à criança surda um desenvolvimento pleno das suas
capacidades, pois é através dessa língua que conseguirá ter um acesso pleno à
informação, o que posteriormente lhe permitirá a aprendizagem da língua
portuguesa como segunda língua. Só tendo uma primeira língua bem estruturada é
que é possível adquirir uma segunda língua e tornar-se um bilingue fluente,
recorrendo à língua portuguesa para a escrita e à língua gestual para comunicar
visualmente.

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